AE Patrimônio

Quem busca formas de investir, pensando no futuro, já deve ter ouvido como sugestão o mercado imobiliário. Aliás, é bem comum que as pessoas que tem condições de fazer investimentos dediquem, ao menos, uma parte de seu montante à este nicho específico.

Portanto, fica bem claro que um imóvel é um ótimo investimento. No entanto, você sabe dizer exatamente porque essa opção é tão interessante para dispor seu dinheiro?

Neste artigo, decidimos separar os principais motivos que fazem, de fato, um grande investimento comprar um imóvel. Então vem acompanhar esta leitura conosco e mudar sua opinião sobre o assunto – se ainda lhe restava alguma dúvida.

Investimento seguro

Quando as pessoas procuram um investimento, especialmente ao iniciarem neste ramo, elas também querem segurança. Neste sentido, o imóvel é um ótimo investimento uma vez que morar em algum local é uma das necessidades mais básicas das pessoas. Assim, sempre haverá busca por imóveis – o que deixa um mercado em aberto para ser explorado para sempre.

Outra vantagem que o investimento em imóveis tem é que eles não estão atrelados à bancos ou instituições financeiras. Neste caso, você não perde seu investimento caso determinado banco quebre – o que aconteceria caso você tivesse dinheiro ali.

Também não há riscos quanto à este investimento ser congelado pelo governo, como já aconteceu com a poupança, por exemplo. Levando em consideração o histórico nacional referente à esses dois últimos itens, fica fácil dizer que investir em imóveis é um investimento tranquilo.

Aumento de Patrimônio

Adquirir e aumentar o próprio patrimônio é uma maneira de investir, pensando especialmente no futuro.

No entanto, outras formas de investimento exigem um comprometimento e disciplina que nem todos têm. Guardar uma quantia de dinheiro todo o mês não é algo que todos conseguem fazer – seja por necessidade, ou falta de costume com essa prática.

Além disso, as pessoas costumam recorrer à esses investimentos na primeira necessidade que surge. Nesse caso, o investimento em um imóvel tende a frear os gastos, que muitas vezes são desnecessários e podem ser contornados. Isso acontece pois você vai ter que pensar duas, três, mais vezes antes de simplesmente vender seu imóvel para pagar uma conta atrasada.

Valorização

O Brasil conta com um déficit populacional bem grande – segundo dados de 2015 do IBGE, faltam 7,7 milhões de residências para que todos os brasileiros tenham onde morar.

Quando levamos em consideração estes números mais o fato de que o aumento populacional tende a fazê-lo crescer, faz com que hajam muitas pessoas procurando imóveis.

Logo, essa demanda crescente, que não consegue ser atendida pelas construtoras, faz com que os imóveis existentes se valorizem naturalmente.

Além disso, existem outros fatores que podem contribuir para que o valor de seu imóvel aumente ainda mais.

No momento de realizar a compra, procure buscar por bairros com potencial de crescimento e valorização. Dessa forma, é inevitável que seu imóvel se beneficie desse fato.

Fique de olho nos planos do poder público para a região – os investimentos que serão feitos, como abertura de hospitais, escolas, transporte público. Além disso, vale se inteirar sobre as intenções dos comerciantes no bairro – virão grandes empreendimentos?

Neste sentido, bairros próximos ao centro das cidades tendem a ser uma aposta quase certeira.

Fonte de renda

Nem todos têm condições financeiras para comprar um imóvel. Por isso, na maioria dos casos o aluguel acaba sendo uma opção mais sensata para se arcar, do que uma compra.

Dessa forma, quem tem a possibilidade de dispor de um imóvel para locação, deve se utilizar dessa opção.

Inclusive, adquirir um novo imóvel para ser utilizado apenas como fonte de renda, no caso das locações, é uma opção interessante. Além de contribuir com o aumento do patrimônio, existe a possibilidade desse investimento se pagar sozinho.

Portanto, leve sempre em consideração essa possibilidade de conseguir renda de maneira passiva, ou seja, sem que tenha que trabalhar diretamente para tanto. É uma segurança a mais para o seu dia a dia.

Proteção para a família

Pensar em aumentar o patrimônio também é uma questão de buscar garantir segurança à sua própria família. Isso porque, além das possibilidades anteriores, como garantir uma renda extra, adquirir um imóvel é um ótimo investimento uma vez que esses bens serão repassados, no futuro, para seus familiares.

Considerar essa opção, especialmente pensando no bem estar de filhos, também vai ajudá-los a iniciar a própria construção de patrimônio. E uma ajuda nesse momento é sempre muito bem-vinda.

 

Agora que você já compreendeu alguns dos principais motivos que fazem de um imóvel é um ótimo investimento, que tal buscar algo na área?

Para tanto, fique sempre de olho em nossas dicas aqui em nosso Blog, pois o que não falta é conteúdo para tornar sua vida menos complicada.

E claro, não deixe de procurar a assistência da AE Patrimônio neste momento tão importante da sua vida. Será um prazer contribuir com essa sua vitória!

AE Patrimônio

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Empreendimentos vendidos na planta: uma boa saída?
14 jan
Dicas

Empreendimentos vendidos na planta: uma boa saída?

Realizar a compra do imóvel próprio é o grande sonho de boa parte da população. Para algumas pessoas, inclusive, é […]

leia mais
Quais animais de estimação posso ter em um apartamento?
06 jan
Dicas

Quais animais de estimação posso ter em um apartamento?

Já é muito comum ter animais de estimação em casa. Tão comum, que alguns chegam a ser considerados integrantes da […]

leia mais