Sorocaba conta com excelentes bairros, e isso não é mais segredo para ninguém. O que pode estar um pouco escondida é a história de cada um deles. O Jardim Santa Rosália tem tradição e oferece muita qualidade de vida aos seus moradores.
Pensando em ajudar você a conhecer esse maravilhoso espaço da Zona Leste do município, nós, da AE Patrimônio, contaremos tudo sobre ele. Acompanhe conosco!
1. A origem do Jardim Santa Rosália
Localizado na Zona Leste de Sorocaba, o Jardim Santa Rosália tem mais de 130 anos de história. A localidade é a representação de uma tradição residencial do município. Seu surgimento se dá em 1890 com a construção da fábrica de tecidos de nome que deu origem ao do bairro, que até então era uma vila operária.
Contendo por volta de quatro ruas e cerca de 250 casas — todas iguais e destinadas às famílias dos operários —, a vila foi concebida influenciada pela arquitetura inglesa. Essa influência se dá por conta dos fundadores da fábrica, que eram ingleses: George Oetterer e Frank Speers. Além dessas casas, que não tinham rede de esgoto ou água encanada, a vila ganha as sedes da Congregação Mariana e a antiga igreja de Santa Rosália.
Em 1925, o bairro ganhou o grupo escolar de Santa Rosália e um ano antes, a escola maternal. Já em 1950, o bairro ganha o Cine Santa Rosália, palco que recebeu diversas apresentações de teatros, além da exibição de filmes.
2. A contemporaneidade do Jardim Santa Rosália
Mais adiante, em dezembro de 1940, a fábrica de tecidos é vendida para o empresário Severino Pereira da Silva, que realizaria novos investimentos e, consequentemente, promoveria a expansão da então vila de operários.
O local ganha mais residências, um ginásio, também posto de abastecimento do Sesi, o novo estádio do time de futebol Fortaleza Club, o Hospital São Severino — atual Policlínica — e a remodelação da Praça Pio XII.
Já em 1953, o prédio da Escola Senai inicia seus trabalhos na avenida Pereira da Silva, onde atualmente funciona o Saae. Por sua vez, a pedra fundamental do Estádio Municipal Walter Ribeiro (CIC) foi lançada em 1968. Após 1970, a então fábrica — que era de responsabilidade da Cianê — passou a vender todas as casas e terrenos que pertenciam à empresa no bairro.
Aos 92 anos, Severino Pereira da Silva falece. Suas fábricas acabam sendo fechadas. A Santa Rosália deixaria assim de funcionar no ano de 1994. Mais adiante, em 1997, inicia-se o processo de tombamento do prédio onde, em 2005, foi instalado o Hipermercado Extra, do Grupo Pão de Açúcar.
3. Por que o Jardim Santa Rosália é um bom lugar para viver
Atualmente, nem todas as construções mencionadas existem, e outras ganharam alguma nova finalidade. O Jardim Santa Rosália ganhou novas escolas, estaduais e municipais, o quartel da 14.ª Circunscrição de Serviço Militar, a Praça da Amizade, uma unidade escolar do SENAI, entre outros.
Isso sem falar dos comércios que se multiplicaram ali, especialmente na avenida Pereira da Silva. Muitas casas viraram empresas dos mais variados segmentos, como padarias, sorveterias, docerias, lanchonetes, quitandas, pizzarias, farmácias, escolas particulares, lojas de roupas, empresas de serviços, entre outros. Tudo ao alcance de que escolhe o Jardim Santa Rosália para firmar o seu lar.
A nobreza do Jardim Santa Rosália pode ser a sua fortaleza!
De vila operária a um dos bairros mais nobres de Sorocaba, o Jardim Santa Rosália passou por inúmeras transformações ao longo dos anos. Solidificou-se, deste modo, como um local recheado de atrativos para você desejar fazer dali o seu novo espaço para viver.
A AE Patrimônio, de igual tradição, consolidou-se como uma das maiores imobiliárias do estado de São Paulo. Acesse o nosso site e encontre neste canto maravilhoso o seu novo imóvel!
Entre em contato conosco: (15) 3035-7400 ou (15) 3233-1700
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior Vantagens de Morar em um Condomínio Fechado
- Próximo Artigo Horto Florestal Villagio, o condomínio queridinho da região