Tudo o que você precisa saber para administrar o bem e evitar problemas
O investimento imobiliário é uma das formas mais tradicionais de aplicação financeira. Segundo estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), cerca de 29% dos brasileiros são proprietários de imóveis.
Esses números são compreensíveis quando pensamos que ser proprietário de um imóvel te oferece mais segurança e estabilidade durante a sua vida. Porém, existem também os que compram imóveis como investimento, buscando lucro por meio de revendas ou aluguel. No entanto, para investir do jeito certo é preciso considerar alguns pontos para garantir que terá lucro. Confira o artigo abaixo e saiba como investir no mercado imobiliário!
Características do imóvel
Existem alguns fatores que devem ser observados com atenção na hora de investir em um imóvel. A não ser que você queira gastar com muitas reformas, é necessário optar por um lugar com boa estrutura, sem rachaduras ou vazamentos. Os gastos com reformas, assim como o tempo delas, também precisam ser inseridos nos custos do investimento.
Outra característica a se analisar é a localização do imóvel. Ela influencia diretamente o tempo de retorno do investimento, simplesmente porque algumas localidades têm mais busca por imóveis do que outras. Dê preferência para imóveis perto de bancos, escolas, restaurantes, farmácias, supermercados, padarias etc. Geralmente, essas áreas em expansão têm um maior número de interessados, além de garantir uma valorização do imóvel em longo prazo.
Além disso, outros pontos a serem analisados são baixo custo de condomínio, espaço para garagem, tamanho do imóvel, número de quartos, entre outros dados. Todas essas características precisam ser comparadas não somente com as necessidades do público, mas também com o seu poder aquisitivo.
Rentabilidade na locação de imóveis
Se o retorno do seu investimento será obtido por meio das parcelas do aluguel, é indispensável calcular a rentabilidade para que esse lucro seja satisfatório. Para fazermos esse cálculo, é necessário reunir todos os gastos, incluindo os impostos, reformas, mobílias e afins, somá-los e dividi-los pelo dinheiro a ser recebido pela locação.
É preciso compreender que um investimento imobiliário é pensado em longo prazo, e o valor do aluguel deve ser lucrativo, mas também deve se enquadrar no padrão do mercado. Além disso, é importante lembrar que caso o imóvel fique vago, os custos mensais oriundos da manutenção da unidade, como o condomínio e os impostos, deverão ser pagos pelo proprietário.
Como garantir que o imóvel não ficará vago?
Para alugar rápido, é preciso investir em uma estratégia de marketing inteligente. Recorra às redes sociais, plataformas de vendas, anúncios em classificados. Todas essas são ferramentas que podem levar seu imóvel até o próximo inquilino.
Outra alternativa é contar com uma imobiliária capacitada e com experiência no mercado imobiliário. Geralmente, uma boa imobiliária conta com uma equipe especializada em cada área necessária no anúncio de um imóvel e adota as melhores táticas para alugar com agilidade e eficiência.
A AE Patrimônio já vendeu mais de 9 mil unidades e atendeu mais de 155 mil clientes durante sua história. Conte conosco para alugar o seu imóvel pelo melhor preço! Mantenha-se informado sobre o mercado imobiliário, assine nossa AE News!
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior Vantagens de Morar em um Condomínio Fechado
- Próximo Artigo Horto Florestal Villagio, o condomínio queridinho da região