Cores variadas são ideais para o quarto de bebê, pois além de despertar a criatividade, as cores podem ser usadas para que o bebê se sinta seguro e confortável para explorar o ambiente. O ideal é não sobrecarregar o cômodo com uma cor específica sim, buscar um equilíbrio entre elas. No Feng Shui as cores possuem um significado mais simbólico e para escolher a cor de cada ambiente da casa em especial do quarto do bebê, é importante estar atento às sensações que o tom pode despertar.

imagem: Shutterstock
Usadas para harmonizar os ambientes, as cores no Feng Shui no quarto do bebê devem ser escolhidas de acordo com o que os pais desejam para o seu filho. E para garantir que ele receba energias positivas através das cores de seu quarto, nós da AE Patrimônio preparamos um guia especial para você.

As cores no Feng Shui.

Para começar, sabia que poucas cores são totalmente proibidas no quarto de bebê. Com exceção do preto que não deve ser utilizado nem no quarto do casal, cores mais quentes como amarelo e laranja podem ser usadas com moderação na decoração.  

Significado de cada cor segundo o Feng Shui.


Imagem: Pinterest
Amarelo: Como já que falamos acima das cores mais quentes, o amarelo é uma cor que traz vitalidade e ajuda ativar a mente e o intelecto. Além disso, o tom ilumina o ambiente, ao mesmo tempo que o mantém alegre e aquecido. Porém, lembre-se que o quarto é lugar de descanso e por isso cuidado para não sobrecarregar o cômodo.

Laranja: Assim como o amarelo, o laranja é um tom que pode ser usado, mas com moderação. A cor diminui a sensação de solidão, aumenta a confiança e estimula o convívio social. O laranja também é a cor da criatividade e favorece a concentração.


Imagem: Pinterest
Azul: A cor do céu mantém o ambiente fresco ao mesmo tempo que aumenta a sensação de tranquilidade. Um dos tons mais indicados para quartos, o azul é uma cor que gera calma, paz e confiança.

Branco: O branco ilumina e traz frescor ao ambiente. Por ser a combinação de todas as cores o ideal sempre mesclar o tom com outras cores mais suaves, pois o excesso da cor pode causar irritação e impaciência.


Imagem: Pinterest
Rosa: Com propriedades relaxantes o rosa é um tom que ilumina o ambiente, ao mesmo tempo que promove a harmonia e afasta a negatividade. Conhecido também como o tom do amor, no quarto do bebê ele estimula os relacionamentos e uma maior interação.

Lilás, Roxo e Violeta: Esses tons têm efeito purificador e de transformar as energias negativas e positivas. Por ser cores calmantes, elas favorecem a tranquilidade e o sossego no ambiente. Porém, aqui vale a mesma precaução com o excesso da cor no ambiente, pois ela pode gerar ansiedade e até mesmo depressão.


Imagem: Pinterest
Verde: Associada ao crescimento, o verde promove a paz no ambiente. Além disso, é a cor da saúde e do equilíbrio. Por ser uma cor altamente ligada a natureza, combinada com tons leves de marrom  transmite a sensação de calmaria e favorece o descanso.

É a cor da maior parte da vegetação. Onde há verde, há vida e sustentação para a vida humana. Associa-se ao crescimento, está ligada também a juventude e a esperança do futuro.

O Feng Shui possui outras dicas de como deixar cada cômodo da casa mais harmonioso. Porém, a cor é um dos elementos principais na decoração e por esse motivo, é importante começar definindo o tom que será usado no quarto do bebê, antes mesmo de pensar na decoração como um todo. Outro ponto que não pode ser deixado de lado é a iluminação já que ela não pode nem ser escassa ou excessiva.

Na hora de escolher a cor de preferência sempre pelos tons mais claros para que o ambiente traga conforto, segurança e tranquilidade para o seu filho. Afinal, se o bebê tiver uma boa noite de sono, você também vai acordar com o ânimo renovado. 

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!