O que esperar do Mercado Imobiliário em 2018.
Em 2017 especialmente no último trimestre, o mercado imobiliário começou a sentir uma melhora e essa tendência segundo os especialistas vai ser manter agora em 2018. A prova disso é que ano já começa com uma ótima notícia para o mercado.
A Caixa Econômica Federal anunciou a reabertura da linha habitacional Pró-cotista, destinada aos trabalhadores que têm conta no FGTS. Outra notícia divulgada e que chega em boa hora é que banco também elevou o limite máximo de financiamento de 50% para 70% para imóveis usados.
O aumento valerá para empréstimos para imóveis usados que se encaixem nos contratos do Sistema de Amortização Constante (SAC), em que as prestações começam mais altas e depois vão caindo ao longo do contrato. Já para os imóveis novos o percentual de 80% foi mantido.
A Caixa Econômica Federal reabre hoje a linha habitacional Pró-cotista, destinada aos trabalhadores que têm conta no FGTS. A linha de crédito, com juros de 8,66% ao ano, abaixo da média do mercado, estava suspensa desde o primeiro semestre do ano passado por falta de recursos. O valor disponível para empréstimo, R$ 4 bilhões, é menor do que o do ano passado, quando foram contratados R$ 6,1% em financiamentos habitacionais na modalidade.
Além de reabrir os empréstimos, a Caixa elevou o limite máximo de financiamento de 50% para 70% para imóveis usados. O aumento da fatia do empréstimo para imóveis usados valerá para os contratos enquadrados no Sistema de Amortização Constante (SAC), em que as prestações começam mais altas e depois vão caindo ao longo do contrato. Para a aquisição de imóveis novos, o percentual foi mantido em 80%.
Para manter a melhora no mercado imobiliário, os bancos privados pretendem reduzir as taxas dessa forma aumentando a concorrência e com isso reduzindo os juros na hora do financiamento. Outra alternativa será a aumento da oferta de crédito imobiliário pelos bancos com uso de recursos da poupança ao invés do FGTS. Segundo o governo a intenção é que os bancos voltem a oferecer esse recurso para a classe média, mantendo o foco do FGTS para habitações populares.
AE Patrimônio | O Jeito Certo de Escolher Imóvel.
- Artigo Anterior Vantagens de Morar em um Condomínio Fechado
- Próximo Artigo Horto Florestal Villagio, o condomínio queridinho da região