Vai alugar um imóvel? Antes, é preciso fazer algumas pesquisas para identificar as melhores opções que atendam as suas necessidades. Escolher com calma, tirar o máximo de informações necessárias, e aí sim, dar o próximo passo que é conhecer o apartamento.

O importante também é observar os pontos fora das quatro paredes: Analise as condições do bairro (a limpeza dos vizinhos, se há muito barulho), higiene e limpeza. Esses pontos, analisados previamente, servem de precaução contra “surpresas” que podem aparecer com o decorrer do tempo.

 

Após alugar um local, outros pontos devem ser analisados:

• VISTORIA: Como checar pontos importantes de um imóvel antes de alugar.

Uma vistoria pode te ajudar a identificar possíveis falhas no apartamento, como problemas de infiltração, encanamento e fiação elétrica. Todos esses pontos são de extrema importância para garantir que você possa morar com conforto desde o primeiro momento, sem a necessidade de fazer reparos antes de se mudar.

A pintura é também um dos pontos que deve ser observado no momento da vistoria do imóvel. É preciso verificar e garantir que não há manchas de infiltração ou sujeira nas paredes, mofo ou descascamento da tinta. Caso encontre alguma imperfeição nesse ponto, você deve conversar com o locador do imóvel e pedir um reparo se for realmente fechar com ele.

• IPTU, condomínio e outras taxas: fique atento para não ter surpresas.

Você tem que conhecer as taxas, valores e impostos que são pagos por esse imóvel e confirmar se toda a questão burocrática está em dia. Isso vai poupar você de ter dores de cabeças futuras com questões contratos e gastos inesperados. Além do aluguel, há o pagamento do condomínio  e a quitação anual de IPTU, desde que declarada em contrato no momento do fechamento do negócio com o locatário.

 

• Localização: conheça o que há nos arredores e os serviços disponíveis na região.

Avaliar a área externa do apartamento é outro ponto importantíssimo.

Onde fica localizado o apartamento que você deseja alugar são questões como sinal de telefone, além da disponibilidade para instalação de serviços como internet ou TV a cabo, caso seja do seu interesse. Alguns tipos de conexões como a rede de fibra ótica para internet, por exemplo, não estão disponíveis em todas as localidades na cidade. Caso você trabalhe ou necessite de uma conexão mais potente, providencie novas opções que atendam a região.

 

Anote as dicas e não deixe de conferir cada um dos pontos mencionados antes de fechar o seu negócio.

 

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!