Alugar ou Financiar, eis a questão.

Sempre que se pensa em sair da casa dos pais seja para morar sozinho ou para começar a vida a dois, a mente é inundada de possibilidades e claro dúvidas. Entre as principais dúvidas que surge na hora de dar esse passo tão importante é: melhor um aluguel ou um financiamento?

imagem: Shutterstock
imagem: Shutterstock

Por isso se esse for seu caso, preparamos dicas especiais para decidir qual é a o melhor negócio para você.

Aluguel x Financiamento.

Contrariando o que muitos acreditam muitas vezes alugar um imóvel pode ser uma decisão mais vantajosa financeiramente. Porém, o mais importante antes de optar entre um e outro é entender qual é seu perfil e principalmente qual o momento em que você está na vida.

O que levar em conta na hora de optar por um aluguel ou financiamento?

Uma das coisas que é preciso se levar em conta é o ritmo atual da sua vida. Se você ainda está em dúvida se no futuro vai permanecer na mesma cidade, por exemplo, o aluguel se torna uma opção melhor, pois oferece a comodidade de mudar de cidade mais facilmente. Além disso, ao financiar um imóvel mesmo que você tenha algum dinheiro para investir é preciso ter consciência que no ato do financiamento, você está adquirindo uma conta a longo prazo.

Por isso analise o quanto você pode oferecer de entrada tendo sempre em mente as oscilações de mercado. Dependendo do valor do investimento, o aluguel pode ser uma opção mais econômica e segura em um primeiro momento.

Alinhando o seu sonho com a realidade.

Essa talvez seja a parte mais difícil ao se decidir entre alugar ou comprar um imóvel. Mas apesar do emocional falar mais alto nesses momentos, alguns fatores que influenciam na hora da decisão precisam ser levados em conta. Duas perguntas nesse caso são essenciais: Faz parte do seu sonho ter uma casa própria? Você deseja ter rendimentos a longo prazo e criar um patrimônio?

Se você sonha em ter um patrimônio, liberdade de reformas, uma valorização a longo prazo e tarifas fixas. O financiamento é uma boa opção, mas se você busca facilidade em mudar de endereço e não tem tanto dinheiro para investir, o aluguel pode ser uma boa saída.

Além disso, na hora de escolher o imóvel independente se ele for alugado ou financiado, você precisa analisar a comodidade e as facilidades de acesso que a localização dele oferece.

Ainda ficou com alguma dúvida? Entre em contato com a gente!


AE Patrimônio | O Jeito Certo de Escolher  Imóvel.

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!