Henrique

Em algum momento da sua vida você ja deve ter escutado sobre patrimônio, seja nos jornais, na reunião de família ou até mesmo em produções audiovisuais como novelas ou séries. Apesar desse conceito ser muito famoso, são poucas as pessoas que sabem qual a sua real aplicação e por isso acabam perdendo oportunidades fantásticas e valiosas de investir o seu dinheiro e garantir segurança financeira no futuro.

De maneira geral, o patrimônio pode ser considerado como o acúmulo de bens que uma pessoa obtém. Esse conceito também pode ser chamado de ”patrimônio líquido”, pois a soma de todos esses bens resulta em um determinado valor em dinheiro. Esses bens podem ser tanto materiais (casas, carros, empresas) ou distribuídos em investimentos (poupança, ações, contas). Então, acha que esse conceito não se aplica na sua realidade? Pois fique sabendo que isso é muito mais possível do que imagina.

Aprenda a aumentar seu patrimônio pessoal

Provavelmente não será tão fácil para você associar esse conceito à sua vida, mas temos uma boa notícia! Saiba que ele não se aplica somente às pessoas que já nasceram privilegiadas em famílias ricas. Qualquer pessoa pode aumentar e muito seu patrimônio pessoal por meio de atitudes simples e garantir um futuro melhor e estável. É óbvio que isso dependerá diretamente de alguns fatores, como a renda mensal e as despensas financeiras, mas é possível começar com atitudes simples e potencializá-las com o tempo.

Criar um Planejamento Financeiro

Um dos maiores segredos para quem tem em mente aumentar seu patrimônio é realizar o planejamento financeiro a curto, médio e longo prazo para ter uma base de qual a sua atual realidade financeira e como você deseja que ela esteja dentro de um período determinado (10 anos, 20 anos). Desse modo, ficará mais fácil saber quais os passos necessários para alcançar seus objetivos. Afinal, é muito melhor agir quando se tem a total certeza de onde se quer chegar.

Economizar dinheiro e a cultura de poupar

Sabemos que não é uma tarefa fácil, é importante adaptar-se a poupar dinheiro e guardar sempre que possível, pois assim ficará mais fácil de garantir boas quantias em dinheiro de maneira segura. Uma das formas mais famosas para guardar dinheiro são os investimentos de renda fixa, como poupança, tesouro Selic e CDBS. Mesmo com pouca rentabilidade, é uma maneira segura de manter guardado e seguro uma parte do seu dinheiro, evitando os gastos desnecessários.

Investir com Segurança é um diferencial

Atualmente são vários tipos de investimentos disponíveis no mercado, com valores diferenciados e possíveis para qualquer pessoa. É possível consultar o seu banco e saber quais são as opções disponíveis ou buscar o auxílio de um consultor financeiro. As ações são basicamente investimentos rentáveis e que poderão te proporcionar grandes lucros, influenciando diretamente no seu patrimônio.

Garantindo o seu futuro e das suas gerações

Economizar e aumentar seu patrimônio vai muito além de uma questão financeira, mas uma maneira de garantir o seu futuro, dos seus filhos e até dos seus netos. Junte algum dinheiro sempre que for possível e invista apenas em negócios confiáveis, nada de se arriscar muito e colocar altas quantias de dinheiro e não esqueça de manter o seu controle financeiro pessoal em dia. Lembre-se sempre de que todo processo envolve etapas e começa do zero, portanto tenha paciência e dedicação nesse projeto de aumentar seu patrimônio.

Prepara-se para correr riscos

De forma geral, as maiores possibilidades de rentabilidade nos investimentos são acompanhadas por altos riscos. Bons exemplos são os investimentos feitos na bolsa de valores, por meio do mercado de capitais.

Buscar conhecimento sobre isso e investir seu dinheiro de maneira estratégica gera boas oportunidades de ganhos. Assim, é uma ótima maneira para acelerar seu acúmulo de patrimônio. Para construir uma base sólida, comece arriscando pouco e, com tempo, vá se aprofundando em investimentos mais arrojados.

Amplie sua renda

É possível começar a investir com pouco dinheiro como já foi dito, mas ter estratégias para aumentar sua receita é uma excelente maneira de acelerar o crescimento do seu patrimônio. Afinal, ganhando mais, você pode fazer investimentos melhores e obter rendimentos mais expressivos.

Com o tempo, pode até alcançar o status de independência financeira – isto é, quando o rendimento dos seus investimentos é suficiente para custear seu padrão de vida. Quer chegar a esse patamar? Desenvolva formas de aumentar a renda, por exemplo, buscando capacitação para o seu trabalho ou empreendimento.

Paga-se primeiro

Após você reconhecer a relevância da economia preventiva, você precisa se comprometer com essa prática. Afinal, a rotina e os desejos momentâneos geram inúmeros obstáculos para que você siga suas metas de poupança.

Em um mês, surge uma viagem interessante pra fazer. No próximo, a fatura do cartão de crédito está mais alta do que imaginava. No seguinte, aparecem gastos imprevistos com lazer ou presentes de aniversário… O fato é que sempre vão haver distrações.

Por isso, a dica é, se pegar dinheiro: encare sua reserva de dinheiro como um salário que esta pagando pra si mesmo. Logo que receber sua renda, reserve esse valor e passe o restante do mês com a quantia que sobrou na sua conta.

Visualize o futuro

A principal ideia por trás do acúmulo de patrimônio é a construção de um futuro em paz, tranquilidade e estável. É importante sempre aproveitar os nossos anos mais produtivos para acumular  bens que nos proporcionem qualidade de vida quando não tivermos a mesma energia para encarar o dia a dia de trabalho, reuniões e etc.

Por conta disso, uma prática interessante para aplicar desde já a visualização do futuro. Tenha clareza de que as escolhas feitas no presente influenciam de maneira profunda a forma como você vai viver nos próximos anos.

Então, é tempo de repensar seu padrão de vida atual para tornar possível a realização de seus planos. Seu maior objetivo deve ser equilibrar a satisfação no momento e a felicidade em longo prazo. Em outras palavras: priorizar o bem-estar, mas sem deixar de poupar para o futuro.

Com as dicas deste conteúdo, você vai ser capaz de aumentar patrimônio e conquistar grandes sonhos. Organizar as finanças e começar desde já a investir para seu futuro é uma atitude que, sem dúvidas, vale a pena. Tenha isto em mente: o equilíbrio financeiro é essencial para a qualidade de vida!

 

Henrique

Cursando Gestão em Marketing e apaixonado por Marketing Digital & Conteúdo estou sempre em busca de novos conhecimentos.