AE Patrimônio

As contas que têm chegado em sua casa estão altas demais? Aqui vão algumas dicas que você pode tomar em sua casa para prevenir aumentos nos gastos e ficar mais tranquilo no final de cada mês.

 

BANHO:

mulher tomando banho lavando os cabelos

O chuveiro elétrico é o campeão do consumo de energia em um imóvel. O banho quentinho diário pode representar até 35% do valor total da conta. Por isso, gaste apenas o tempo necessário (10 minutos são suficientes?). Nos dias quentes, tenha coragem e tome banho frio.

AR CONDICIONADO:

A conta deu um salto no verão? Culpa do seu melhor amigo que não te deixa pingar de suor. Mas ele não precisa ficar na potência máxima, mantenha portas e janelas fechadas para evitar que o ar quente de fora entre. Prefira equipamento classificado como inverter, que é capaz de monitorar o frio do ambiente e desligar sozinho quando atinge a temperatura indicada.

GELADEIRA:

Ela também é um dos equipamentos que mais consomem energia em uma residência Mas não podemos ficar sem, não é verdade? Então, evite que ela trabalhe sobrecarregada: instale longe de fontes de calor, como o fogão, mantenha as borrachas de vedação em bom estado e não abra a todo o momento. Pense no que vai pegar antes e quando abrir a porta pegue tudo junto.

ILUMINAÇÃO:

trocando-lampada-com-seguranca-mulher

Espero que você não use mais aquelas velhas lâmpadas incandescentes. As melhores são de LED, que iluminam mais, consomem menos e têm durabilidade muito maior. Mas mesmo com lâmpadas econômicas, por favor, evite acender durante o dia, aproveite a luz natural. E não deixe ambientes vazios com a luz acesa.

FERRO DE PASSAR:

passarroupa shutterstock

O correto é acumular o máximo de roupas para não ficar ligando e desligando o ferro – nesse processo o gasto de energia é dobrado porque ele precisa de tempo para esquentar. Sempre que acabar de passar, desligue. Não deixe o ferro descansando ligado na tábua.

MÁQUINA DE LAVAR ROUPA:

A dica também é otimizar, ligando somente quando as peças de roupas sujas atingirem a capacidade máxima. Ligar várias vezes com pouca roupa só vai aumentar o gasto de energia. E evite sabão demais, porque serão necessários mais enxagues.

AE Patrimônio

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

Qual o melhor negócio: comprar ou alugar um imóvel?
26 nov
Dicas

Qual o melhor negócio: comprar ou alugar um imóvel?

Escolher um imóvel para morar já não é das tarefas mais simples. Além disso, existem outras questões que ainda tornam […]

leia mais
Qual é o imóvel ideal para mim: casa ou apartamento?
14 nov
Dicas

Qual é o imóvel ideal para mim: casa ou apartamento?

O sonho do imóvel próprio com certeza faz parte da vida de muitos brasileiros. No entanto, por ser um momento […]

leia mais