A compra de um primeiro imóvel sempre gera muitas dúvidas, desde as questões relacionadas ao financiamento, gastos com uma possível reforma, mudança e principal delas: qual tipo de imóvel escolher.

Ao optar por adquirir uma casa ou apartamento, muitos pontos precisam ser levados em conta como: custos, vantagens e desvantagens e o que cada uma oferece, e principalmente quais são as suas expectativas em relação a esse imóvel. Afinal, além de precisar atender as expectativas do que você está buscando como o imóvel ideal, o tipo de imóvel e a sua localização devem também estar alinhadas com o seu perfil e rotina diária.

Por isso, se essa é a sua dúvida no momento, listamos os prós e contras de se optar por comprar uma casa ou um apartamento.


imagem: Freepik

Casa ou Apartamento, eis a questão?

Casa.

Vantagens: Muito mais espaço e autonomia no dia a dia para você e sua família. Além disso, você contará com mais privacidade e liberdade seja para receber os amigos ou para ter animais de estimação. Outra vantagem é que você não vai precisar ter tanta preocupação em relação aos horários ou barulho.

Como os vizinhos não são tão próximos, você não vai precisar conviver com os hábitos de outras pessoas e com os incômodos que às vezes eles causam.

Desvantagem: Ter uma casa pode em alguns casos implicar em custos maiores como: IPTU, consumo de água e energia, manutenção do jardim, investimento em segurança, entre outros gastos.

Apartamento.

Vantagens: Segurança e praticidade são quase sempre as primeiras palavras que vêm à mente quando pensamos em apartamentos.  O que torna a aquisição desse tipo de imóvel tão atrativa é que quando se mora em um condomínio, você usufrui de toda a infraestrutura da segurança do local como também passa a contar com o auxílio de mais pessoas à sua volta.

Além disso, como as despesas comum são rateadas entre as várias unidades do condomínio o custo de se morar em um apartamento acaba sendo mais baixo, quando comparado ao de uma casa.

Desvantagem: Considerando que você vai viver relativamente próximo a outras pessoas, você também vai precisar conviver com os hábitos delas em especial nos espaços comuns que são compartilhados. Outro ponto é que todo condomínio possui regras para a boa convivência e por isso, você também precisará se adaptar e atender essas regras.

A compra do primeiro imóvel é um passo decisivo e muito especial. Por isso não deve existir nenhuma dúvida sobre qual o tipo de imóvel que se deseja adquirir. Então, agora que você já conhece um pouco das vantagens e desvantagens de cada tipo de imóvel é só analisar bem qual deles atende melhor às necessidades de sua família e a sua.

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!