Um toque de cor é sempre bem-vindo na decoração. Seja nos pequenos detalhes ou na composição de um ambiente, a cor sempre deixa os cômodos em que é inserida mais alegre, descontraída e até mesmo sofisticada. 

Para quem deseja deixar a decoração mais colorida, porém tem medo de exagerar a dica é usar a cor no mobiliário. Um sofá colorido, por exemplo, consegue iluminar a sala de estar do mesmo modo que ao apostar em tons marcantes na mesa de jantar o ambiente ganha um toque de estilo e sofisticação.

Nós sabemos que detalhes fazem toda a diferença quando assunto é decoração. Por isso, vale a pena investir em peças coloridas como utensílios de cozinha. Tapetes, almofadas, quadros ou um simples vaso de flor consegue dar um toque de cor ao mesmo tempo que imprime personalidade ao ambiente.


imagem: Pinterest

Agora se a sua intenção é ousar e renovar a pintura de sua decoração é preciso apenas ficar atento ao que cada cor transmite para usar a cor correta no ambiente. Tons frios são mais indicados para lugares de descanso como quartos e salas, enquanto os tons quentes podem ser utilizados em varandas, cozinhas e espaços de lazer.

Para te ajudar a escolher o tom certa para sua decoração, preparamos uma lista com o significado de cada cor, assim como dicas de como utilizá-la na sua casa ou apartamento. 

Significado das cores na Decoração:

Amarelo: Por ser um tom que transmite acolhimento, estímulo e vitalidade é recomendado o uso do amarelo em salas de estar e de jantar. Aqui vale a pena investir em uma boa iluminação para deixar o ambiente com um toque moderno e cheio de estilo. 

Azul: Cor que ligada a purificação e tranquilidade, o azul é perfeito para quartos e áreas de descanso. Ele também pode ser combinado com outras cores em espaços maiores. Suas nuances mais escuras são indicadas para ambientes mais formais, já que transmitem segurança e confiança. 


​imagem: Pinterest

Branco: Se você quer inserir um toque de cor no ambiente, mas não abre mão do branco clássico busque combinar o tom com outras tonalidades mais marcantes. Por ser a união de todas as cores e deixar os ambientes mais claros o branco usado em contraponto com outras coloração e deixa o banheiro com um ar sereno e despojado.

Laranja: Para deixar os ambiente mais alegres e descontraídos a cor ideal é o laranja. O tom também ajuda a estimular a nova ideias e a criatividade, por isso ele pode ser usado em espaços como a varanda gourmet ou nos pequenos detalhes em home-offices.

 
​imagem: Pinterest

Lilás: O tom e suas nuances, roxo e violeta são conhecidos por estarem ligados a inspiração, espiritualidade e sucesso. As tonalidade claras são mais indicadas para quartos infantis enquanto os tons mais escuros podem ser usados na sala de estar. 

Preto: Contrastando com tons neutros e clássicos o preto pode ser usado desde a cozinha, escritórios e nas salas de estar e jantar, dando um toque sóbrio e elegante ao mesmo tempo. 

Rosa: Cor ligada a ternura e o afeto, o rosa funciona como uma ótima combinação com tons mais escuros em ambientes como quartos e salas de estar. 

Verde: Democrático, o verde pode ser utilizado em todos os ambientes de das mais variadas formas. Seja no mobiliário, acabamentos ou complementando a decoração em vasos de plantas, a cor deixa a decoração equilibrada e refinada ao mesmo tempo. 

 
​imagem: Pinterest

Vermelho: Por ser um tom vibrante ligado ao amor e a paixão, o vermelho é indicado para salas de estar e jantar, pois pode provocar uma maior agitação. Conhecida também como a cor que estimula o ambiente, vale a pena usá-lo em peças do mobiliário da cozinha dando assim ao cômodo um toque mais requintado.

Agora que você já pegou as dicas de como usar as cores na decoração, é só buscar inspiração em sites de decoração, no Instagram ou mesmo no Pinterest e transformar a sua casa.

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!