Organização é a chave para investir de forma segura
A maioria dos brasileiros tem como grande sonho a aquisição da casa própria. Ser proprietário do seu lar confere uma sensação de liberdade incrível. Entretanto, esse é um investimento que precisa ser pensado, devendo ser concluído apenas após um bom planejamento.
Embora a ansiedade seja grande quando decidimos correr atrás desse sonho, é necessário investir na hora certa. Esperar a oportunidade imperdível chegar é uma arte delicada. Mas não tema! Apresentamos neste post algumas dicas que vão te ajudar a se preparar para o seu primeiro financiamento imobiliário. Entenda!
1. Conheça seu orçamento
Essa dica é válida não só para se preparar para qualquer tipo de investimento, mas também para se organizar financeiramente por toda a vida. É de extrema importância conhecer o seu orçamento para identificar e prever os gastos.
Utilizar uma planilha de planejamento financeiro é uma boa opção, mas você também pode fazer tudo no modo antigo, por meio de anotações. O importante é registrar os seus ganhos, os gastos fixos e variáveis. Dessa forma, dá para saber quanto dinheiro sobra todo mês e qual a melhor maneira de economizar. Isso vai permitir que você adquira sua casa própria mais rápido.
2. Reduza os gastos
Para fazer um grande investimento, geralmente é necessário juntar uma quantia alta de dinheiro. Quando não fazemos o pagamento à vista, é fundamental se planejar para arcar com as parcelas mensais.
Utilizando seu método de organização financeira, identifique os gastos mais supérfluos, que podem ser cortados com maior facilidade. Caso ainda não esteja sobrando o suficiente, tente buscar as opções mais baratas de alguns serviços e produtos de casa. Normalmente, é preciso fazer alguns sacrifícios para garantir a realização do sonho da casa própria.
3. Compreenda o investimento
Na hora de realizar um financiamento imobiliário, muitos acreditam que só precisam se preocupar com a entrada e as parcelas. Entretanto, existem diversas outras taxas cobradas pelos bancos durante o processo de financiamento. O ideal é ler o contrato com atenção, garantindo que tudo está como informado pelo vendedor.
Pedir uma planilha de projeção ao banco também é uma ideia interessante. Afinal, é uma forma de ter um controle maior sobre as parcelas futuras. Solicite que eles incluam as taxas e os seguros que compõem as prestações. Se durante o financiamento as parcelas começarem a variar de valor, verifique com o banco e não deixe de exigir seus direitos.
4. Pesquise as opções
Antes de fechar um investimento, pesquise. É importante comparar as diferentes linhas de crédito disponíveis no mercado e calcular as taxas de juros de cada uma. Assim, você garante que fará um excelente negócio, dentro das suas condições.
Aproveitar oportunidades, como feirões de financiamento ou períodos de desconto, é uma ótima ideia. Geralmente, as opções de pagamento nesses eventos são melhores e você acaba economizando muito.
De qualquer forma, para realizar o sonho da casa própria é necessário muito estudo e planejamento. Não tome uma decisão impulsiva e você poderá fazer um investimento seguro, sem problemas no futuro.
E então, gostou das nossas dicas? Compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a adquirir o primeiro imóvel!
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior Vantagens de Morar em um Condomínio Fechado
- Próximo Artigo Horto Florestal Villagio, o condomínio queridinho da região