Redação AE Patrimônio

Para que você conheça a história e as qualidades de Aparecidinha Sorocaba, é interessante considerar alguns aspectos. Da localização, passando pelos acontecimentos, até a infraestrutura, o bairro é repleto de peculiaridades que o tornam único.

 

Acreditando ser muito válido enaltecer esse canto especial do município, nós, da AE Patrimônio, falaremos abaixo muito mais sobre o bairro Aparecidinha Sorocaba. Acompanhe com a gente!

 

  1. Localização

 

Aparecidinha Sorocaba é um bairro residencial e industrial da Zona Leste do município. Faz divisa com as cidades de Itu, Alumínio e Mairinque. Nos arredores estão os bairros Éden, a norte, e Brigadeiro Tobias, a sul. A 14 quilômetros dali está a região central da cidade, na direção oeste.

 

O número de habitantes do espaço é de cerca de 15 mil. O Aparecidinha conta com uma área média de 10 quilômetros quadrados, tem duas escolas estaduais, a Marco Antonio Mencacci, também a Accacio de Vasconcellos de Camargo. Detém, inclusive, várias empresas ao seu redor. 

 

Tem como avenidas principais a Avenida 3 de Março e a Avenida Jerome Case. Ao seu lado está a rodovia José Ermírio de Moraes — conhecida também como Castelinho — que liga a cidade de Sorocaba à de Itu.

 

Em virtude de seu exponencial crescimento ao longo dos anos, Aparecidinha Sorocaba passou a contar com loteamentos e bairros anexos. São esses loteamentos e bairros: 

 

  • Jardim Josane;
  • Villa Amato;
  • Jardim Monteiro;
  • Topázio;
  • Jardim das Flores;
  • Residencial Nikkey;
  • Mato Dentro;
  • Bom Jardim;
  • Serrinha;
  • Cristal.

 

E os condomínios fechados:

  • Recanto dos Aromas;
  • Villa Allegro;
  • Village Amato;
  • Residencial Milano;
  • Clube dos 50.

 

  1. História

 

O Aparecidinha Sorocaba, que antigamente chamava-se Piragibú do Meio, era passagem de tropeiros que viajavam para o sul do país e surgiu da formação de um arraial ao longo do córrego Piragibú.

 

Em 1782, esses tropeiros que, mais uma vez, seguiam até o sul para comercializar seus muares, trouxeram e deixaram a imagem de uma santa na localidade. A lenda diz que essa primeira imagem foi feita por um índio e era de barro.

 

Primeiramente essa imagem foi deixada num nicho sobre uma pequena árvore que ficava nas imediações do atual cemitério — onde tudo começou e situa-se o Novo Santuário. Todos os tropeiros que por ali passavam faziam suas orações à Nossa Senhora para suas viagens. E assim, deu-se o nome do bairro: Aparecidinha.

 

O que torna o bairro histórico atraente às visitações são as suas construções prediais em taipa. Ali, duas vezes ao ano, são realizadas as Romarias de Aparecidinha, de tradição bicentenária, em que a imagem da Santa segue da Catedral Metropolitana de Sorocaba à Igreja da Aparecidinha no segundo domingo de julho, e retorna à Catedral em 1° de janeiro. 

 

Esses eventos reúnem milhares de fiéis que percorrem a pé os 14 quilômetros — que separam o bairro da região central de Sorocaba — acompanhando a Santa, em ação de graças e cumprindo promessas.

 

Os monumentos do bairro Aparecidinha também atraem os olhares. São eles:

 

  • Capela de Aparecidinha — o segundo santuário mais antigo do mundo dedicado à Nossa Senhora Aparecida;
  • Casarão de Aparecidinha — a construção mais antiga do bairro;
  • Novo Santuário de Aparecidinha — construído pela carência de espaço dos fiéis no Antigo Santuário.

 

  1. Infraestrutura

 

Os moradores do Aparecidinha Sorocaba contam com boa infraestrutura de produtos e serviços. O bairro tem sua própria Unidade Básica de Saúde (UBS), escolas de ensino fundamental e médio, casas lotéricas e postos de gasolina. 

 

Sobre a mobilidade urbana, o bairro conta com a Área de Transferência Aparecidinha, também chamada “mini-terminal”, localizada na rua do Terço em frente à praça Professor João Oscar Mascarenhas.

 

Já quanto ao lazer, a praça entre a Rua do Terço e a Rua Quinzinho de Moraes conta com arborização e academia ao ar livre. Ao redor, na mesma região, há um campo de futebol. Há também outros dois campinhos de futebol no bairro, na Villa Amato e no Residencial Nikkey, sendo que este último conta com um parquinho infantil.

 

O Aparecidinha Sorocaba tem benefícios em todos os aspectos para você!

 

Localizado na Zona Leste de Sorocaba, o Aparecidinha Sorocaba é um bairro residencial e industrial do município. Detentor de inúmeros atributos, é um espaço que atrai cada vez mais os olhares dos que desejam fazer dali seu novo lar, bem como investir seu capital.

 

A AE Patrimônio já se consolidou como a maior imobiliária de Sorocaba e região. Antecipa as tendências do setor, compreende os mais diversos perfis e pode ajudá-lo e encontrar o seu imóvel nesse espaço. Acesse o nosso site e conheça as opções disponíveis na localidade!

 

Entre em contato conosco: (15) 99100-7917 / (15) 3035-7400

 

AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J