No artigo especial de comemoração a um dos domingos mais importantes do nosso calendário, vamos passar pela história da comemoração de dia dos pais, as importâncias dessa data e falaremos um pouco sobre as dificuldades da comemoração com o nosso atual cenário.

História do dias dos pais

Em 1909, Sonora Louise Smart Dood, filha de um ex-combatente da guerra civil estadunidense resolveu homenagear o seu pai. Bem como no dia das mães, a data foi pensada para fortalecer os laços familiares.

Sonora, desejava homenagear o pai pela dedicação à criação dos filhos após a perda da esposa durante o nascimento do sexto filho.

Apesar da simbologia da data, no Brasil, único país no qual o dia dos pais é comemorado no segundo domingo de agosto, a origem desse dia tão especial é um pouco diferente da americana.

Origem da data no Brasil

No nosso país, o primeiro dia dos pais foi comemorado em 1953, no dia 16 de agosto. No nosso caso em especial, a data foi pensada não só como homenagem, mas também com um planejamento comercial.

O publicitário Sylvio Bhering que na época era diretor do jornal O Globo e da rádio homônima foi o predecessor da comemoração.

Inicialmente, o dia 16 de agosto foi escolhido pela associação ao dia de São Joaquim, pai de Maria, mãe de Jesus já que a população brasileira era majoritariamente católica.

No entanto, anos depois a data foi transferida para o o segundo domingo de agoto, data essa que permanece até os dias de hoje.

Importância Emocional

A importância emocional dessa data é indescritível. Quem não se lembra de produzir lembranças para o dia dos pais na escola?

Além disso, muitas famílias brasileiras anseiam pela comemoração de um almoço especial e para a entrega de presentes.

Importância Comercial

Essa data também é inquestionavelmente uma das que mais aquecem o mercado durante o ano, principalmente o varejo com a diversidade de roupas, lembranças e cosméticos.

Por isso, grandes empresas e até multinacionais, preparam campanhas emblemáticas e investem muito tempo e recursos para a montagem de uma campanha memorável.

Expectativas de consumo

Em 2020, com a triste adversidade envolvendo a pandemia, a economia está muito frágil e volátil.
Entretanto, segundo pesquisa do Méliuz, empresa líder de cashback no Brasil, 69% dos brasileiros ainda vão comemorar o dia dos pais com um presente para ser entregue.

Apesar da pandemia ter influenciado na tomada de decisão, mais da metade da nossa população ainda está disposta a investir pelo menos em uma lembrança para os pais.

Considerações finais

Então, com a importância dessa data tanto no âmbito familiar quanto na economia, entendemos que mesmo durante o período de isolamento social, muitos pais ainda serão presenteados (principalmente via e-commerce).

Aqui na AE Patrimônio, temos muitos pais de família e por meio deste artigo, queremos prestar nossa homenagem a cada um deles e dizer que o papel que exercem em suas casas é fundamental. Feliz dia dos pais a todos, temos muito orgulho de vocês e ficamos honrados por podermos fazer parte da história de cada um!