Henrique

Encontrar um lugar confortável e seguro para morar é uma necessidade básica à qual as pessoas estão sempre buscando atender. Contudo, grande parte delas encontra muitas dificuldades nessa busca, o que as faz confrontar as opções. Alugar ou comprar uma casa.

Para ajuda-los a sair desse dilema, preparamos este artigo com diversas vantagens de comprar uma casa própria. Confira!

As vantagens de comprar uma casa

O aluguel é uma alternativa muito utilizada por quem precisa rapidamente de uma moradia, mas não tem dinheiro suficiente para comprar um imóvel. Porém, para algumas pessoas essa é apenas uma fase de transição até a compra da casa própria.

É muito importante pensar em deixar de ser locatário. Afinal, você dispensa muito dinheiro por anos e a única pessoa beneficiada no processo é o proprietário do imóvel. E como esse dinheiro nunca rende, nem retorna para você, é muito importante sair do aluguel.

Comprar uma casa pode trazer muitos benefícios para sua vida. Como listaremos abaixo. Acompanhe.

Um gasto a menos

Quando você se livra do aluguel, as economias pessoais e da família começam a ficar mais saudáveis, uma vez que elas deixam de serem usadas para essa finalidade e podem ser aplicadas em outras. Ou seja, quem opta pela compra da casa própria pode substituir um gasto mensal por um investimento seguro, o que valoriza muito suas finanças.

Investimento Seguro

Aplicar dinheiro em imóveis é uma opção segura e que apresenta ótimas possibilidades de valorização que transformam o dinheiro em títulos ou em ações. Investir em papeis pode até ser visto como uma opção mais rentável, sobretudo quando o investidor está habituado ao mercado de capitais. Porém, mesmo quem tem grande experiência nesse setor reconhece que existem riscos consideráveis nessa modalidade.

O fato é que existem diversas opções de investimento seguros – como a Caderneta de Poupança – mas que não apresentam uma rentabilidade tão compensadora, colocando o imóvel entre as boas alternativas de investimentos.

Valorização

Considerando que o mercado imobiliário é bastante concorrido e está em constante processo de movimentação, quem compra a própria sempre tem a chance de ver o dinheiro investido valorizar. Com o passar do tempo e a crescente procura por moradias, é comum os preços dos imóveis aumentarem.

Pensado nessa lucratividade em longo prazo, em vez de alugar, quem opta por comprar a casa própria não só resolve o problema de ter onde morar como também tem a possibilidade de conseguir melhorar a própria condição financeira.

Liquidez

Imprevistos podem acontecer a qualquer momento da vida e, por isso, é necessário que estejamos preparados para eles. Portanto, quando surge algo inesperado, nada melhor do que ter uma reserva financeira solida, como a que pode ser gerada pela venda ou aluguel de um imóvel próprio.

É verdade que a venda de uma casa pode requer algum tempo para ser concretizada. Entretanto, quando está no preço correto e apresenta boas condições de valorização – qualidade em termos de revestimento e localização por exemplo – todo imóvel tem uma boa liquidez, havendo garantia de uma reserva financeira.

Aumento do patrimônio

Uma das grandes preocupações das pessoas precavidas é conseguir formar um patrimônio consistente e que permita maior tranquilidade no futuro. As mesmas razões que vimos acima – investimento seguro, valorização e liquidez – e que fazem da casa própria um ótimo investimento, também favorecem qualidade de vida patrimonial de quem possui um imóvel.

Maior segurança

A confiabilidade que a compra de um imóvel produz também dá maior segurança para família em todos os sentidos. Sob o aspecto da moradia, os familiares ficam mais tranquilos por saberem que têm uma casa própria para morar. A tranquilidade se torna ainda maior quando eles sabem que o imóvel pode ser visto como uma reserva financeira que, em uma situação de extrema urgência, poderá ser utilizada.

Mais liberdade

Quem mora em um imóvel alugado precisa seguir as regras estabelecidas pelo proprietário, que normalmente limitam as possibilidades de reformas ou de outras mudanças que sejam necessárias para dar maior conforto a família, ocorre o contrário.

A completa liberdade para alterar o imóvel como deseja é uma das grandes vantagens de comprar a casa própria. Afinal, quem incorpora um imóvel ao patrimônio pessoal não precisa dar satisfações a ninguém se quiser fazer qualquer alteração na construção.

O contrato de financiamento é previsível

Além das parcelas previamente conhecidas, o comprador do imóvel terá amplo conhecimento de todas as cláusulas contratuais, devendo lê-las com cuidado e atenção. As estipulações para o financiamento são previsíveis, de modo que você pode fazer um ótimo planejamento de suas finanças pelo tempo que ficará comprometido com esse pagamento determinado.

O imóvel vai valorizar

É bastante comum que as propriedades imobiliárias valorizam ao longo do tempo. Isso denota uma ótima vantagem em comparação com outros investimentos, de maneira que investir em imóveis é mais seguro e garantido, sem tantos riscos financeiros.

Além disso, se você estiver, mais tarde, passando por problemas financeiros, ou surgirem imprevistos, você terá uma boa fonte de renda, ao alugar ou vender o bem para pagar suas dívidas, por exemplo.

Segurança para a família

Nesse aspecto, é importante considerar que essa estabilidade não se restringe ao proprietário do imóvel e se estende para toda a família, que pode contar com ela ao longo de toda a vida e também além dela.

Vale destacar que quem tem uma casa própria consegue oferecer tranquilidade para família enquanto está vivo e também no momento em que falta, uma vez a moradia continuará existindo mesmo depois que a pessoa morre. Além disso, se por qualquer motivo houver a necessidade de venda, o imóvel servirá como fonte de recursos que poderá solucionar as necessidades que surgirem.

A casa própria acompanha a dinâmica da família

A moradia deve ser aquele lugar que atende as necessidades e aos desejos de uma família. É justamente essa condição que faz com que uma pessoa que sai em busca de um imóvel para morar tenha que escolher entre tantas variáveis, que se diversificam ainda mais quando estamos falando de uma casa.

Nesse aspecto, em uma casa, é preciso verificar o tamanho do lote, a área de construção, as dimensões dos cômodos, a existência ou não de jardins, de áreas de serviços de lazer, entre tantas outras especificações que precisam estar de acordo com os desejos e com as necessidades dos futuros moradores.

Contudo, como nem sempre os imóveis prontos atendem todas as exigências, muitas vezes as pessoas têm que abrir de uma ou de outras especificações que precisam estar de acordo com os desejos e com as necessidades dos futuros moradores.

Contudo, como nem sempre os imóveis prontos atendem a todas as exigências, muitas vezes as pessoas têm que abrir mão de uma ou de outra especificação. Só assim elas conseguem definir uma escolha e dar início a uma negociação – seja ela de locação ou de aquisição do imóvel.

Ocorre que a vida se transforma e, à medida que ele se desenvolve, muitas necessidades e desejos deixam de existir, ao mesmo tempo que outros surgem. Por exemplo, um imóvel pode se tornar pequeno, porque os filhos voltaram e trouxeram com eles as próprias famílias.

Não importa qual seja, cada família tem uma dinâmica própria, que obedece a ciclos particulares. Com isso é possível, é possível que, após algum tempo, uma casa deixa de ser adequada, exigindo que nova busca seja iniciada ou que uma reforma seja realizada.

As limitações dos alugueis

As reais possibilidades de um inquilino realizar reformas e melhorias em um imóvel é uma questão que merece ser analisada. Afinal, existem muitas limitações nesse sentido, que podem prejudicar as dinâmicas familiar.

Ao mesmo tempo que o inquilino tem a obrigação de manter o imóvel em boas condições de uso e conservação, ele não pode fazer grandes alterações nas características dos imóveis. Há casos, inclusive, que qualquer alteração é expressamente proibida em contrato.

As proibições, por exemplo, são muito frequentes quando há intenção por parte do locatário de realizar obras que interfiram na estrutura do imóvel. Todavia, é verdade que existem contratos mais flexíveis, que permitem a realização de benfeitorias. Porém, nem sempre o acordo prevê que haja o devido ressarcimento pelos gastos realizados pelo inquilino, mesmo que eles representem a valorização do imóvel.

Isso significa que, em situações assim, o locatário terá despesas consideráveis com um imóvel que não pertence e cujos benéficos poderá usufruir somente enquanto o contrato durar. Depois, independentemente dessas despensas agregarem valor ao imóvel, eles não resultarão em qualquer vantagem para o inquilino.

Esse é um dos motivos que levam as famílias a mudarem de casas alugadas com tanta frequência. Quando a casa não se torna mais adequada, passa a ser mais conveniente mudar do que alterar o imóvel.

Com a mudança, todos os vínculos que tenham sido criados com um determinado lugar precisarão ser quebrados, o que, na maior parte das vezes, não é agradável. Afinal, quando se mudam, as pessoas deixam para trás pessoas e lugares queridos.

De fato, é possível que até a casa própria tenha que ser trocada por outra e que essas situações aconteçam mesmo com quem tem um imóvel próprio. Porém, como existem valores patrimoniais associadas a ela, os vínculos são maiores e os motivos da troca precisam ser muito mais consistentes do que aqueles que definem a mudança de uma casa alugada.

A casa própria consolida os vínculos

Ao longo deste artigo, nos referimos de passagem aos vínculos que as pessoas criam com os lugares onde moram. Contudo, por ter especial importância, esse aspecto merece ser tratado com maior propriedade.

Afinal, o local da moradia é onde os planos e as relações se consolidam, onde as famílias são criadas e onde as conquistas são usufruídas. É ali também que se estruturam os laços com os lugares e com as pessoas de uma vizinhança.

Quem mora em uma casa própria encontra solidez muito maior nesses vínculos do que os moradores de um imóvel alugado. Afinal, a propriedade favorece a construção dos laços com as pessoas e com os lugares.

Pensando em adquirir o seu primeiro imóvel ou sair do aluguel? Temos a oportunidade perfeita para você.

Já que o assunto é primeiro imóvel e apresentamos todos os benefícios de adquiri-lo, vamos mostrar algumas das milhares de opções que temos disponíveis para realização do seu sonho. Conte com a AE Patrimônio, temos um atendimento exclusivo e estamos.

Sua família merece o conforto desse imóvel na zona mais sofisticada da cidade!

  • Apartamento com sala 2 ambientes, sacada, cozinha planejada, lavanderia, banheiro social, 3 dormitórios sendo 1 suite e 2 garagens cobertas.
  • Acabamento Interno: Todo em piso porcelanato exceto dormitórios em piso laminado de madeira. Armários planejados em todos ambientes. Um dos dormitórios convertido em home theater.
  • Acabamento Externo: Sacada com vista livre.
  • Descrição do Entorno: Próximo á mercados, colégios, farmácias, posto de combustível, transporte público e feira livre.
  • MAIS INFORMAÇÕES: +55 15 99100-7917

Você merece estar no lugar que sempre sonhou!

  • Casa com sala de estar, cozinha, banheiro social, 2 dormitórios, area de serviço e 1 garagem descoberta.
  • Acabamento Interno: Todo em piso porcelanato. Pia e mesa em granito. Acabamento fino.
  • Acabamento Externo: Garagem para 1 carro.
  • Descrição do Bairro: Infraestrutura completa em comércios e serviços.
  • Descrição do Entorno: Próximo á mercados, colégios, farmácias, posto de combustível e transporte público.
  • MAIS INFORMAÇÕES: +55 15 99100-7917

O Condomínio

Residencial Villagio Ipanema I contem completa segurança e lazer, com mais de 100 mil m² de reserva ambiental, amplo espaço destinado a área de lazer e convivência.

De para sua família aquilo que ela merece!

  • Casa térrea em condomínio com sala de estar, cozinha planejada, banheiro social, 2 dormitórios, área de serviço, quintal, área churrasqueira e 2 garagens coberta.
  • Acabamento Interno: Todo em piso cerâmico,portas em madeiras e janelas em vidro temperado. Cozinha e banheiro social com revestimento até o teto. Cozinha e dormitórios com armários modelado.
  • Acessórios do Imóvel: Ar condicionado.
  • Acabamento Externo: Quintal e garagem coberta para 2 carros.
  • Descrição do Bairro: Próximo á padaria, mercado, farmácia, pizzaria, posto de saúde, escola e transporte público.
  • MAIS INFORMAÇÕES: +55 15 99100-7917

 

Henrique

Cursando Gestão em Marketing e apaixonado por Marketing Digital & Conteúdo estou sempre em busca de novos conhecimentos.