Um dos temas mais abordados ultimamente é como deixar a casa segura e ter mais tranquilidade. É imprescindível que você se sinta bem em seu lar. Grades altas, ponteiras, cercas elétricas e outros artefatos de segurança já são parte do cotidiano.
Pensando no seu sossego, nós, da AE Patrimônio, listamos abaixo elementos e atitudes que vão conferir mais serenidade ao seu dia a dia. Acompanhe com a gente!
Conte com a vigilância urbana
Enquanto não podemos viver em plena segurança, precisamos adotar algumas práticas e ferramentas para não vivermos reféns do medo.
A vizinhança solidária, programa em que os moradores se conhecem e se ajudam mutuamente — inclusive com o apoio da Polícia Militar —, contribui para a segurança do bairro. Escolher imóveis próximos a estabelecimentos comerciais e locais públicos, que garantam movimento contínuo de pessoas e, como consequência, a vigilância urbana, também pode ser considerado.
Atenção à escolha dos vidros e portões do imóvel
O vidro laminado, o mesmo usado nas agências bancárias, permite a visão do exterior e, no caso de um impacto, apenas trinca, impedindo estilhaços e possíveis acidentes.
Quanto aos portões, evite aqueles cujos vãos possam funcionar como escada. Se houver barras no sentido horizontal, elas não podem ter espaço para caber o pé de uma pessoa que tente escalá-lo. Se possível, escolha os portões elétricos, que passam muito mais segurança para os moradores. Assim, o motorista não precisa sair do carro para abrir o portão, esperar o carro entrar e então fechá-lo.
Conte com um sistema de alarme
Faça a instalação de um sistema de alarme. É uma forma de manter a sua casa segura e, com tantos modelos, é possível escolher um que atenda somente as necessidades básicas do seu lar.
Invista em uma iluminação eficiente
Pode parecer corriqueiro, mas uma boa iluminação na parte externa da casa ajuda a inibir a ação de bandidos. A iluminação, além de passar segurança para quem está na rua chegando à residência, possibilita que tudo possa ser visto com clareza à noite, sem criar pontos de escuridão que sirvam como esconderijos.
Atenção aos muros
Há quem acredite que quanto maior o muro e menos vazado for o portão, menor a possibilidade de invasões. De um lado, isso pode trazer uma sensação maior de segurança. Do outro, pode apresentar vulnerabilidade. Muros muito altos e portões sem nenhuma abertura para ver a rua criam pontos cegos que podem servir para invasores se esconderem.
Conte com boas fechaduras
Já ao falar sobre fechaduras, as eletrônicas podem ser violadas com maior facilidade, em virtude da fragilidade do material. Escolha instalar fechaduras de aço inoxidável, de três a nove travas, pois são mais difíceis de serem estouradas.
A biometria também é um aspecto a ser considerado. O controle de acesso biométrico libera a entrada por meio de leitura de retina, impressão digital ou estrutura facial de pessoas cadastradas, conferindo assim, particularidade aos moradores.
Evite deixar a casa sozinha
Casas com pouca movimentação podem ser atrativas para os meliantes, em razão de parecer não haver ninguém na residência. Quando houver a possibilidade, acenda uma luz ou outra, saia um pouco na parte externa, enfim. No caso de ter algum animal de estimação, como um cachorro, deixe-o passear pela garagem. Essas ações ajudam na percepção de casa movimentada.
Principalmente no período de férias, não deixe a sua casa totalmente abandonada. Procure uma pessoa, de preferência que more perto, para fazer o recolhimento das correspondências e conferir se tudo está bem.
Deixar a casa à mercê é um erro que pode custar a sua paz. Caso tenha o sistema de alarme e câmeras, sempre que possível, dê uma olhada para ver se não percebe nada diferente.
Segurança e tranquilidade mais perto de serem apreciadas
Deixar a casa segura e ter mais tranquilidade nem sempre envolve aplicação de recursos. Segurança e tranquilidade têm relação, primeiramente, com nossas atitudes. Aliar demais recursos é um complemento ao que já vem de dentro.
AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J
- Artigo Anterior Vantagens de Morar em um Condomínio Fechado
- Próximo Artigo Horto Florestal Villagio, o condomínio queridinho da região