AE Patrimônio

imagem: Shutterstock
Decorar uma casa ou apartamento sempre exige um bom planejamento, porém conforme vamos envelhecendo é comum que apareçam algumas limitações. Por esse motivo, a decoração nesse caso precisa ser acessível, segura, confortável e ao mesmo tempo permitir a total independência para moradores da terceira idade.

Algumas medidas simples podem ser aplicadas nos ambientes de modo a facilitar a mobilidade e com isso evitar os riscos com quedas, ou outras dificuldades que possam aparecer com a chegada da terceira idade. No post de hoje, vamos compartilhar algumas dicas de como fazer um bom planejamento com o objetivo de, tornar um imóvel mais seguro para a terceira idade.


imagem: Shutterstock

07 dicas para deixar a casa mais acolhedora e segura para a terceira idade.

Observando os cômodos do imóvel.
Para analisar quais mudanças vão ser necessárias para adaptar a casa, é preciso observar cada cômodo com cuidado. Desse modo, fica mais fácil identificar quais os fatores de risco e assim tomar medidas mais efetivas para evitá-los.

Comece listando quais são os perigos gerais e como eles podem impactar diretamente nas limitações do morador. Comece pelo item mais simples, como os tapetes, por exemplo.

Tapetes soltos oferecem risco até mesmo para as pessoas mais jovens devido ao risco de escorregões e quedas. O ideal é usar tapetes fixos, ou aplicar fixadores de borracha nos tapetes já existentes. Caso você perceba que mesmo com a mudança o perigo ainda existe, a solução é remover totalmente os tapetes da casa.

Desníveis podem oferecer riscos mais específicos, pois podem se tornar intransponíveis para pessoas que têm alguma dificuldade de locomoção. Se o desnível tiver poucos degraus, uma solução fácil é substituí-los por uma rampa. Mas, caso o imóvel em questão tenha dois pavimentos, vale a pena estudar a possibilidade de instalar elevadores.

Esses são apenas alguns exemplos de como ter uma visão ampla de cada cômodo do imóvel, pode auxiliar nas possíveis mudanças a serem realizadas na casa ou apartamento.


imagem: Shutterstock
Instale faixas sinalizadoras.
Um dos problemas mais comuns na terceira idade é a diminuição da visão. A instalação de fitas sinalizadoras pode evitar que a pessoa se machuque  ao se chocar com algum objeto. Opte pelas faixas de vinil jateado ou com estampas para não poluir visualmente a decoração.
 
Atenção com os pisos.
Outro vilão dos acidentes doméstico é o piso, especialmente os pisos lisos de cerâmica ou pedra. O ideal é que o revestimento seja substituído por material antiderrapante como a borracha ou lajotas porosas.

Nesse caso a troca do piso deve ser feita considerando o custo-benefício e como a troca vai influenciar na estética do imóvel. Já nas áreas externas a aplicação de faixas antiderrapantes sobre o piso já é o suficiente.

Quinas arredondadas.
Conforme vamos ficando mais velhos nossos ossos tendem a se tornar mais frágeis e com isso uma pequena topada, pode se tornar uma lesão mais grave.  Aqui vale a pena arredondar as quinas tanto das paredes como dos móveis aplicando protetores.

Barras de apoio.
Barras de apoio são grandes aliadas dos idosos. Quando instaladas ao lado da cama, auxiliam na movimentação necessária para que o idoso possa de levantar ou deitar sem dificuldades. Já os banheiros elas desempenham um papel ainda mais importante, pois torna o ambiente mais seguro e confortável.

Corrimãos.
Assim como as barras de apoio, corrimões são fundamentais para tornar a casa mais segura. Por esse motivo, é importante instalá-los nos cômodos onde forem necessários.  A dica é instalar em corredores longos e ambientes com escadas e rampas.

Iluminação.
Um local mal iluminado pode fazer com que o idoso de choque em algum móvel ou mesmo tropeçar em algum objeto. Nesse caso é importante que a luz natural seja aliada com a luz natural, permitindo que cada cômodo da casa receba a iluminação perfeita.

Esperamos que essas dicas sejam úteis para tornar a casa de seus pais, avós ou conhecidos da terceira idade mais aconchegante e principalmente, mais segura. 

AE Patrimônio

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

​O bairro ideal: Guia definitivo para escolher o melhor bairro para você e sua família.
12 ago
Sem categoria

​O bairro ideal: Guia definitivo para escolher o melhor bairro para você e sua família.

Umas decisões mais importantes na hora da mudança é a escolha do bairro ideal.

leia mais
​5 vantagens de se ter um closet em casa.
08 ago
Sem categoria

​5 vantagens de se ter um closet em casa.

Além de, manter o quarto mais organizado ter um closet em casa apresenta outras vantagens.

leia mais