AE Patrimônio

Imagem: Pinterest
Manter o quarto organizado pode ser um verdadeiro desafio para algumas pessoas, porém esse é um problema que pode ser facilmente resolvido com a implementação de um closet no quarto. Afinal, ao contrário do que se acredita, ter um espaço exclusivo para guardar roupas, acessórios e sapatos além de trazer benefícios para a organização do ambiente é um projeto simples de se colocar em prática.

Então se o seu sonho é manter o seu quarto mais organizado, esse post é para você! Aqui você vai encontrar dicas valiosas, de como aproveitar o espaço de seu quarto para criar seu closet e assim acabar com a bagunça. Mas, antes de colocar a mão na massa é importante entender as diferenças entre arara de roupas, closet e guarda-roupa. Vamos lá?

As diferenças entre arara de roupas, guarda-roupa e closet.

Antes de começar o projeto do seu closet, é importante ter certeza que ele é realmente a melhor alternativa para a sua casa ou apartamento. Lembre-se que os fatores decisivos aqui são: espaço disponível e a quantidade de itens entre roupas, sapatos e acessórios que você tem.

Arara de roupas.
Inspirada nas boutiques e lojas, as araras conquistaram espaço na decoração por dar um toque mais moderno e funcional ao ambiente, em especial para pessoas como uma personalidade mais prática e minimalista.

Porém como as roupas ficam penduradas, elas ficam sujeitas à poeira e acabam sujando com mais facilidade também. Uma boa alternativa para isso é usar capas de proteção, porém essas capas podem acabar tirando um pouco do charme da arara na decoração.

Além disso, a luminosidade também pode com o tempo danificar as peças. E o principal ponto que precisa ser considerado na hora de optar por uma arara é a organização. Pelo fato das roupas ficarem expostas, tudo precisa ser muito organizado para que a arara não contribua ainda mais para a bagunça no quarto.

Guarda-roupa.
Utilizado inicialmente no século XVI para guardar armas, o guarda-roupa só se tornou o mobiliário que conhecemos hoje com o tempo, quando passou a ser uma peça ligada a nobreza que percebeu que as roupas ficavam melhor armazenadas na peça do que nos tradicionais baús apertados.

Hoje é possível encontrar guarda-roupa de vários modelos com os mais diversos acabamentos, o que permite que cada pessoa adquira o móvel ideal e adaptado às suas necessidades como: gavetas, espelhos, cabideiros, calceiros, gavetas entre outras funcionalidades. Porém com a redução no metro quadrado, surgiu o problema do espaço que um guarda-roupa muito amplo ocupa em quartos cada vez menores.
 


Imagem: Pinterest
Closet.
Closet e inglês significa local fechado, desse modo a ideia aqui é ter um cantinho exclusivo para organizar as roupas e acessórios mantendo assim o restante do quarto como um espaço acolhedor e de descanso.

Para definir o espaço para um closet é importante que ele seja de fácil acesso e de preferência com banheiro para que você consiga ter tudo que precisa à mão de forma a manter tudo mais organizado.

O ideal que o closet guarde de forma inteligente seus objetos, desde as roupas, bolsas, sapatos, casacos longos, como também maquiagens e outros acessórios sem que nada fique amassado ou escondido em gavetas ou nichos.


Imagem: Pinterest

Conhecendo os tipos de closet para o quarto.

Antes de começar o projeto do seu closet é importante conhecer quais as formas que você pode inserir ele na decoração e principalmente ver qual das opções melhor se encaixa no seu orçamento e necessidade.

Closet à parte.
A forma mais comum de closet na decoração é usar um espaço anexado ao quarto. Esse espaço pode ou não ter janelas e permite uma maior liberdade na hora de decorar. Peças como penteadeira, sofás, pufes e espelhos são bem-vindos, pois além de, tornar o ambiente mais prático também dá a ele um toque mais acolhedor.


Imagem: Pinterest
Closet em L.
Já o closet em L é uma ótima opção para quem tem pouco espaço e quer aproveitar os cantos do dormitório. Nesse caso como o closet não tem portas ele acaba somando as características da arara de roupas externa e do guarda-roupa.

Closet no corredor.
Aqui você pode aproveitar o espaço longo e estreito entre o quarto e o banheiro para criar um closet prático e aconchegante. Para criar a sensação de amplitude ao cômodo, opte por uma porta de correr em vidro. Desse modo você ganha mais espaço e não prejudica a circulação de outras pessoas entre os ambientes. 
 


Imagem: Pinterest

5 motivos para se ter um closet.

Agora que você já conhece as principais diferenças entre a arara de roupas, closet e guarda-roupa, como também os tipos de closet, vamos as vantagens de criar o seu.

01. Aproveitando melhor o espaço físico.
Sem dúvidas essa é uma das vantagens mais visíveis de se ter um closet em casa. Por ser um projeto planejado, você consegue descobrir o melhor modo de aproveitar todo o espaço disponível e escolher o tipo de closet que melhor se adapte às suas necessidades.

02. Adeus mofo.
Como o closet é um espaço aberto suas roupas ficam mais arejadas, e com isso livres do modo e daquele terrível odor de coisa guardada.

03. Contribui para o consumo consciente.
Uma das grandes vantagens de se ter um closet é que como tudo fica visível, você consegue ver a quantidade de coisas que tem. Assim, não há risco de uma peça ficar esquecida por meses ou mesmo anos. Dessa forma, você consegue eliminar a sensação que precisa sempre comprar uma peça ou acessório novo.
 


Imagem: Pinterest
04. Mantendo tudo organizado.
É de organização que você precisa? Então você pode começar hoje mesmo o seu projeto de closet. Afinal, por ser o lugar onde você vai guardar suas coisas e se arrumar, o restante do quarto vai ficar “livre” de roupas e sapatos espalhados.

05. Privacidade.
Com o closet você também ganha privacidade na hora de se vestir. Além disso, no caso do seu companheiro ou companheira estar dormindo, você não fica com receio de acordá-lo (a) enquanto se arruma.

Agora que você conhece todas as vantagens e facilidades de se ter um closet, é só começar o seu projeto e dar adeus à bagunça.

AE Patrimônio

Este artigo foi produzido pela AE Patrimônio. Gostou? Compartilhe suas sugestões e dicas, nossos consultores vão adorar conversar com você. Deixe seu comentário abaixo!

​O bairro ideal: Guia definitivo para escolher o melhor bairro para você e sua família.
12 ago
Sem categoria

​O bairro ideal: Guia definitivo para escolher o melhor bairro para você e sua família.

Umas decisões mais importantes na hora da mudança é a escolha do bairro ideal.

leia mais
​Conheça os 07 melhores aplicativos para planejar sua decoração.
06 ago
Sem categoria

​Conheça os 07 melhores aplicativos para planejar sua decoração.

Os aplicativos também auxiliam na hora de escolher os móveis certos para a sua decoração.

leia mais