Vale a pena morar no interior
Redação AE Patrimônio

Entenda as vantagens e como escolher uma ótima cidade do interior para se viver

O interior de São Paulo tem muitos atrativos. Por esse motivo, muitos que não gostam de cidades grandes consideram mudar para uma cidade menor uma opção inteligente. Seja pelas oportunidades de emprego, para fugir do estresse de uma grande metrópole ou dar mais liberdade às crianças, vários são os motivos para escolher morar no interior.

Se pegarmos a cidade de Sorocaba como exemplo, é uma região com boas perspectivas de trabalho, educação de qualidade e que valoriza o meio ambiente. Perfeita para uma família que busca um dia a dia mais calmo.

Você tem vontade ou oportunidade de morar no interior de São Paulo, mas ainda está na dúvida? A AE Patrimônio fez este artigo para esclarecer tudo. Continue lendo e descubra as vantagens de morar no interior!

 

Boas oportunidades de estudo

Várias cidades no interior de São Paulo se destacam pela qualidade da educação. E isso é visível desde o ensino fundamental até o superior. Repletas de boas escolas e ótimos colégios com anos de tradição, essas cidades se tornam uma excelente opção para quem quer dar um estudo melhor aos filhos.

Em Sorocaba, um bom exemplo é o Colégio Mundo Novo, que, além de oferecer aulas dinâmicas, palestras e eventos para o ensino fundamental e médio, tem estrutura para berçário através do Espaço Bebê.

Esses municípios contam ainda com campi de universidades públicas e privadas que estão entre as mais conceituadas do país. Isso sem falar na infinidade de cursos de aperfeiçoamento, atualização e especialização em oferta.

 

Boas perspectivas de trabalho

Assim como nos estudos, o interior também oferece boas oportunidades de trabalho. São Paulo tem a economia mais forte do Brasil e muitas vagas de trabalho estão localizadas no interior do estado.

Para quem é empreendedor, o mercado também não deixa nada a desejar. Na verdade, o mercado no interior tem uma concorrência menor e mais oportunidades de explorar nichos de forma pioneira.

Também é válido notar que desde o início da pandemia muitas empresas passaram a adotar a modalidade home office para seu quadro de funcionários. Dessa forma, muitas pessoas que moram no interior tiveram a oportunidade de trabalhar na capital ou até fora do estado.

 

Tranquilidade no trânsito

São Paulo, a capital, é famosa por seus museus, construções históricas, arquitetura e também… pelo engarrafamento. Não apenas isso, mas a cidade também é muito grande, o que faz com que você perca muito tempo no trânsito, sendo comum passar duas horas na rota do trabalho até a sua casa.

Isso é comum para uma cidade grande com milhões de habitantes, mas para quem mora no interior tudo é muito mais simples. Dependendo do bairro escolhido, você pode ficar bem perto do trabalho, da escola das crianças ou dos serviços e comércios necessários para o dia a dia.

 

Facilidade em viagens intermunicipais

A tranquilidade no trânsito não fica só dentro das cidades. O estado de São Paulo tem ótimas rodovias que facilitam o deslocamento entre os municípios. Dessa forma, quem mora no interior do estado tem ainda mais possibilidades de trabalho, além de poder aproveitar os fins de semana e feriados para visitar destinos turísticos como Poços de Caldas, Serra Negra ou Olímpia.

 

Lazer e cultura para todas as famílias

Quem mora no interior busca uma vida mais pacata e prazerosa, por isso essas cidades sempre apresentam boas opções de lazer. Desde áreas verdes, parques e zoológicos até museus e teatros, o fim de semana em família pode ser muito mais divertido e seguro. Se preferir, muitas cidades oferecem shoppings, restaurantes e bares de excelente qualidade.

 

Qualidade de vida

Além de tudo isso, o custo de vida no interior é muito menor. Da mesma forma, a segurança em cidades com menos habitantes é bem maior. Na verdade, o estado tem as menores taxas de violência do Brasil e índices de criminalidade bem mais baixos que em outras partes do país.

 

Com tantas oportunidades, são inegáveis os benefícios que quem escolhe morar no interior pode usufruir. Seja nos negócios, estudos ou lazer, toda a família pode aproveitar a vida em uma cidade pequena. Entretanto, no fim das contas tudo ainda se trata do quanto o seu estilo de vida combina com uma cidade grande ou pequena.

E então? Conseguimos te ajudar a decidir onde morar? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude outras pessoas a compreenderem as vantagens de se morar no interior de São Paulo!

 

AE Patrimônio Consultores Imobiliários CRECI 20.189-J