Dúvidas Frequentes

Principais perguntas de quem aluga

Recomendamos que você observe as condições do imóvel e avalie as instalações elétricas e hidráulicas, além de verificar a segurança tanto do imóvel quanto do bairro. Também é importante informar-se sobre as regras do condomínio.

Em geral, é solicitado o documento de identificação com CPF, comprovante de renda, comprovante de residência e comprovante de estado civil.

Sim, atualmente existem outras garantias locatícias que não envolvem um fiador.

Principais perguntas de quem anuncia

Sim, é possível. Para isso, o proprietário deverá decidir se fará ou não um novo financiamento e, em seguida, será feito um novo contrato junto ao banco para quitar a dívida antiga e/ou dar início ao novo financiamento.

Depende. No caso de um inventário Judicial, será necessária a aprovação de um juiz. Já no caso de um inventário Extrajudicial, a escritura só será aprovada com a finalização do processo de inventário.

Quem paga a comissão é quem contratou o corretor ou a imobiliária, ou seja, o proprietário.

Principais perguntas de quem compra

CPF do comprador, Certidão de Estado Civil, Comprovante de Endereço atual.

Geralmente, o valor da entrada corresponde a 30% do valor total do imóvel.

O comprador começa a pagar o IPTU a partir da assinatura do contrato. Em caso de imóveis comprados na planta, a partir do “Habite-se”.

Sim, basta solicitar em uma agência da Caixa Econômica Federal e aguardar a análise e aprovação do saldo.

Principais perguntas de quem financia

O valor máximo que pode ser financiado depende da renda do comprador, do valor do imóvel e das regras do banco ou instituição financeira.

O prazo para aprovação do financiamento pode variar de acordo com a instituição financeira e a documentação apresentada. Em geral, o processo pode levar de algumas semanas a alguns meses.

As condições para obter o financiamento podem incluir análise de crédito, comprovação de renda, avaliação do imóvel, entre outros requisitos.