Como destacar os pontos fortes de um imóvel e aumentar as chances de venda
Aumentar as chances de negociação de um imóvel é o desejo de todo corretor imobiliário. Se você é um profissional que está sempre buscando se atualizar e se preparar para o mercado, com certeza já ouviu o termo Home Staging alguma vez.
Com origem nos Estados Unidos, o Home Staging vem se tornando uma ferramenta indispensável no marketing imobiliário. Neste artigo, você vai entender os detalhes dessa técnica e por que você deve começar a utilizá-la na sua carteira de imóveis. Continue lendo!
O que é o Home Staging?
Traduzindo livremente do inglês, Home Staging significa “encenação da casa”. Essa técnica consiste na preparação do imóvel, destacando seus pontos fortes, para ser vendido ou alugado com mais agilidade. Com o Home Staging, a preparação é feita tanto para as fotos do imóvel quanto para sua visitação, muitas vezes utilizando móveis cenográficos para compor o ambiente. A ideia é fazer com que a edificação seja mais atrativa para o maior número de inquilinos interessados.
Essa técnica vem ganhando espaço no Brasil. Atualmente, já é comum encontrar imóveis preparados e é fácil notar que eles não ficam no mercado por muito tempo. O olhar do proprietário e dos corretores imobiliários está mudando, por isso ambos buscam mais formas de se destacar no mercado.
Por outro lado, apesar de o mercado ser movido por constantes mudanças, o Home Staging é feito com foco no cliente. Imagine o cenário: um possível comprador vai fazer uma visita para conhecer o imóvel, mas encontra o local sujo ou bagunçado. As chances de interesse caem imediatamente. Além disso, caso esse cliente ainda queira comprar, o corretor pode esperar uma negociação mais resistente, buscando redução no valor da compra do imóvel.
Qual a diferença entre Home Staging e decoração?
Decorar um imóvel trata de imprimir seu gosto pessoal no ambiente, torná-lo mais útil, aconchegante ou arejado. A decoração é uma etapa fundamental para que o morador se sinta realmente em casa, com detalhes que combinam com o seu estilo de vida em todo ambiente.
O Home Staging, de certa forma, é o oposto disso. O objetivo aqui é tornar o imóvel o mais neutro possível para ser atrativo para mais clientes. Não se trata de quebrar e reformar, ou pensar em um conceito unificado para a edificação, mas destacar as funcionalidades de cada cômodo e os pontos fortes dele. Assim, o número de interessados aumenta e a venda é concluída mais rapidamente.
O que é preciso para pôr em prática?
O processo do Home Staging deve começar já na captação do imóvel. O corretor de imóveis pode utilizar isso ao seu favor, já que oferecer ao cliente a possibilidade de destacar os pontos fortes da edificação mostra uma abordagem mais pessoal.
Dessa forma, o cliente sente que você está realmente dando a importância merecida ao imóvel, e que não é um corretor que apenas “adiciona o produto à sua carteira”. Quando você demonstra preocupação em preparar a casa ou apartamento para a venda, você ganha a confiança desse cliente.
É importante lembrar que o Home Staging é uma técnica que exige um profissional qualificado para obter os melhores resultados. Esse profissional tanto pode ser um corretor que buscou se especializar nessa área, quanto home stagers profissionais.
E você, colega corretor, quais técnicas tem utilizado para destacar sua carteira de imóveis no mercado? Conta para gente nos comentários abaixo!
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