Atualmente podemos ver que o estilo vintage e retrô estão em alta tanto na moda quanto na decoração. 

Primeiramente temos que esclarecer a diferença do vintage para o retr: O estilo vintage são peças  originais dos anos 20 aos anos 80, já o retro são releituras inspiradas das peças destas épocas.

Com isso definido, podemos começar com as dicas:

Algumas das características do estilo vintage são:

  • Formas arredondadas
  • Tons sóbrios e apagados
  • Madeira
  • Estampas
  • Puxadores de Ferro

Antes de começar a decorar sua casa ou apartamente é importante saber da onde tirar a sua inspiração, caso deseje um ar mais romântico, você pode se inspirar nos anos 50 ou 60, caso deseje tons mais escuros e peças carregadas como no Barroco, a inspiração vem da década de 20 ou 30, ou se gostaria de tons vibrantes e formas diferenciadas a inspiração esta nos anos 70 ou 80.

Ideias e Inspirações

Imóveis com pé palito

Os favoritos dos anos 60 estão em alta, o pé palito é uma ótima opção para o rack que ficará na sua sala, é possível utiliza-los em moveis com diversas bases.

Eles não só remetem a uma outra época, como deixam a peça com uma pegada minimalista e, consequentemente, mais fácil de misturar com os outros elementos do ambiente. É um detalhe que faz toda a diferença na decoração.

Moveis de madeira e com acabamento arredondado.

Estas peças apresentam estética rustica e dão um ar minimalista ao ambientes, podendo se encaixar perfeitamente na sua sala de estar ou no quarto usando um penteadeira vintage.

Você encontra com facilidade móveis com essas características em bechos e antiquários.  

Selecione objetos com personalidade

Você pode apostar em estampas e texturas no momento que for decorar sua cozinha por exemplo, utilizar tons pasteis também é uma ótima ideia para deixar um mix de antigo com moderno ou até mesmo uma parede com pratos decorados.

Uma outra ideia é compor o ambiente com postes e adesivos retrôs ou até mesmo peças como rádios, abajur, frigobar e espelhos vintages.

Seja vintage ou retrô, com essas dicas e inspirações é só você encontrar os objetos que traduzam esse estilo e, principalmente, combinem com você e deixar sua casa esbanjando charme.