Selecionamos algumas dicas para personalizar os ambientes do seu imóvel com muito estilo. A melhor parte é que todas são simples e de baixo custo, basta colocar a criatividade em ação. 

Confira as dicas e escolha as que mais combinam com seu estilo. 

Decoração com Washi Tape

Desde que as tradicionais fitas adesivas japonesas começaram a ficar coloridas, o mundo da decoração e do artesanato se viu invadido por uma onda de possibilidades criativas. Feitas com papel de arroz, essas fitas são chamadas de washi tapes e podem ser usadas para decorar tudo o que você imaginar, desde a cúpula de um abajur até uma parede inteira.

Existem modelos com cores puras e também estampados com bolinhas, listras e desenhos abstratos. Escolha o seu favorito para compor faixas horizontais e verticais nas paredes, montar figuras e frases, improvisar molduras para fotos e quadros de papel.

As washi tapes também podem cobrir detalhes do mobiliário e de outros elementos, como portas, janelas, interruptores e colunas de sustentação. E não precisa ter medo de mudar a casa com elas, afinal, são fáceis de aplicar e de remover.

Decoração com potes de vidros

Sabe aqueles vidros de compota e de conserva que todo mundo guarda sem saber quando vai usar? Você pode tirar proveito deles na decoração da casa. Basta selecionar os objetos certos para preencher cada potinho, sejam bijuterias coloridas, lenços de tecido, frutas e muito mais.

Uma ideia interessante é distribuir vidros com velas acesas sobre a mesa de refeições. E, se você gosta de plantas, experimente montar pequenos terrários com mudas de cactus e suculentas dentro dos potes de vidro. Os terrários ficam ótimos sobre escrivaninhas, estantes e mesinhas de centro, mas você também pode colocá-los na cozinha ou no banheiro.

Cestos na parede do banheiro

Os cestos na parede são uma ótima ideia de decoração porque guardam as toalhas e outros objetos de higiene e perfumaria, mantendo o banheiro sempre organizado. Além disso, são peças simples, acessíveis e fáceis de encontrar em qualquer loja para deixar o ambiente inovador e funcional.

Na hora de decorar, você pode identificar determinados padrões que já existem no seu banheiro e escolher cestas de piquenique ou cestos de vime, em formato redondo ou quadrado. O importante é encontrar um modelo que combine com o estilo presente no ambiente e com os outros objetos.

Pintura na parede

Apesar de parece difícil, pintar a parede não é algo tão complexo e nem exige gastos excessivos. Com bastante cuidado e um pouco de paciência, você pode gerar efeitos maravilhosos no quarto, na sala e até na cozinha.

Além do processo comum, que cobre toda a superfície, experimente investir na pintura com estêncil. A técnica é a mais indicada para criar símbolos, desenhos e palavras. Para fazer, você só precisa imprimir moldes em papel no formato desejado — reproduzindo letras ou figuras — e cortar o centro de cada um.

Outra ideia simples que pode ser feita com tinta é uma lousa. Já existem produtos que dão esse efeito e que são próprios para a pintura de ambientes. O legal é que, depois de seca, a tinta de lousa possibilita que você desenhe e escreva frases com giz.

Móvel antigo repaginado

Com criatividade, é possível dar vida nova àquele móvel cheio de personalidade que se encontra em mau estado por conta da passagem do tempo. O processo exige paciência, mas o resultado pode ficar incrível usando a lixa certa, um pouco de tinta, tecido, adesivo ou papel de parede.

São muitas opções de revestimento disponíveis, com diferentes cores, tipos de acabamento e texturas para customizar uma peça única. Tudo vai depender do estilo escolhido, que deve harmonizar com a decoração do ambiente.

Em uma sala moderna, por exemplo, você pode incluir um móvel colorido para contrapor com as tonalidades neutras que predominam no local. Já um quarto decorado no estilo vintage pede peças ornamentadas e trabalhadas em tons pastel — salmão, lilás, azul-turquesa — ou, ainda, com estampa floral.